quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Transporte para o ROCK IN RIO



VÁ DE ÔNIBUS, POR UM MUNDO MELHOR



Em 2011, o Rock in Rio não quer apenas ser o maior festival do mundo – quer ser também o mais sustentável. Para isso, nada melhor que começar cortando pela metade as emissões de gás carbônico. Como? Promovendo o transporte público para chegar e sair da Cidade do Rock.


De acordo com estudos feitos a pedido do Rock in Rio, em 2001, metade dos gases que causam efeito estufa emitidos durante o festival foram gerados no transporte, já que boa parte do público usou carros particulares para ir ao Rock in Rio. É por isso que, este ano, não haverá como chegar de carro ao local do festival.


Pensando em reduzir ao máximo a poluição e os engarrafamentos que podem ocorrer em eventos desse porte, o Rock in Rio e a prefeitura do Rio de Janeiro desenvolveram umsistema especial de transportes para que 100 mil pessoas por dia possam utilizar ônibus para ir e voltar da Cidade do Rock.


Linhas de ônibus


Além das linhas regulares que passam perto da Cidade do Rock, haverá linhas especiaisque sairão de vários pontos do Rio (aeroportos, Castelo, rodoviária, Lagoa, Ipanema, Botafogo, Santa Cruz e Campo Grande) direto para a Cidade do Rock, com poucas paradas ao longo do trajeto.


Será criada também uma linha circular entre a Cidade do Rock e o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, de onde partem ônibus para todo o Rio de Janeiro e Região Metropolitana. Só nessa linha haverá 300 ônibus operando com saídas a cada 15 minutos.


Serão criados corredores exclusivos de ônibus nas avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno; um terminal junto ao autódromo; um reforço do número de ônibus regulares nos horários de maior fluxo; além de maior oferta de ônibus com ar condicionado. Haverá também um reforço de segurança em todo o sistema.


Todas as linhas aceitarão Rio Card e Bilhete Único Carioca. Além disso, quem não costuma usar ônibus ou não mora no Rio de Janeiro, poderá comprar também um Rio Card especial para o Rock in Rio, que será vendido pela internet e nas lojas Rio Card por toda a cidade.


Fretados e Taxis


Ônibus fretados ou de parceiros autorizados (TAM Viagens e Rio Ônibus) poderão chegar perto da Cidade do Rock, indo até um terminal a ser criado no local da antiga Cidade do Rock. Já os táxis terão acesso preferencial pela Av. Salvador Allende e poderão desembarcar passageiros perto da Cidade do Rock.


Automóveis


Não haverá como chegar à Cidade do Rock em automóveis particulares – para evitar transtornos no trânsito, as avenidas de acesso ao local serão vetadas para esse tipo de veículo. Além disso, não haverá vaga de estacionamento para carros nas redondezas, e a prefeitura fiscalizará o estacionamento em áreas proibidas.


A melhor forma de chegar ao festival, então, é deixar o carro em casa – e, de quebra, despreocupar-se com a Lei Seca, já que haverá também blitzes e controles nas imediações do Rock in Rio.


Serão milhares de pessoas tomando uma atitude simples por um mundo melhor e unindo-se numa grande mobilização repleta de energia, música e expectativa rumo à Cidade do Rock. Vale ou não vale a pena deixar o carro em casa por um dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário